segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

JK entre os Jo nos "50 Melhores Escritores Britânicos desde 1945" do Times

" O jornal Times Online elegeu os 50 melhores escritores britânicos desde 1945, ano em que terminou a 2ª Guerra Mundial. E a nossa preferida escritora, J. K. Rowling, está lá! Ficou posicionada em 42º lugar e um texto sobre ela foi mostrado, traduzido em baixo.
É razoavelmente fácil de escrever elogios a alguns dos génios injustamente negligenciados, mas o que se pode dizer sobre a autora mais conhecida em todo o mundo? Embora, talvez, as capacidades de escrita de J. K. Rowling tenham sido ofuscadas pelo fenómeno Harry Potter.Muitas pessoas pensam que escrever para crianças é fácil. Não é. Os adultos lêem um livro porque sentem que devem, porque isso faz-lhes sentir inteligentes e "bons leitores". Se um livro não agarra uma criança, esqueça. Qualquer pessoa que tenha visto uma criança a perder-se num livro de Harry Potter de 700 páginas nas férias, ignorando a piscina, a praia e as refeições, vai saber que as crianças apenas os lêem porque os adoram, e porque Rowling tem uma habilidade extraordinária de agarrar o leitor até à última página. Ela criou um mundo no qual as crianças querem entrar e nunca mais sair.
Tal como todos os clássicos escritores britânicos de fantasia infantil, Rowling posiciona o épico firmemente no quotidiano. Sim, ela usa alguns elementos familiares (diz-me se existe algum autor "literário" que nunca retirou temas de autores literários anteriores), tais como os feiticeiros, as bruxas, escolas e órfãos destinados à grandiosidade, mas ela construiu um novo e muito detalhado mundo fora deles. Com as suas sátiras à política, educação e os media, o mundo dela está longe de ser simples. Estas são as histórias bem contadas que vão cativar, alegrar, assustar e deliciar as crianças das próximas gerações.Parabéns a ela!

1 comentários:

Tixa Pearce disse...

parabéns jk!!!!

o texto diz claramente o
q acho da literatura desta!!!!

e vlw por ter feito esse mundo de HP!

 
Conheça o ScarPotter.com!