quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

" Uma estrela de cinco pontas dentro de um círculo: esta é a descrição mais recumida do pentagrama. Ele simboliza os quatro elementos regidos pelo Espírito, o Éter, a quintessência sagrada. Também representa o ser humano dominado pela sua mente. Outros associam o pentagrama à deusa Vênus.
O pentagrama é um dos símbolos mais utilizados por pagãos e magos no geral. Ele constitui um amuleto bastante eficiente, também."


Pentagrama invertido é um símbolo satânico?

" Não. O pentagrama é cíclico e não existe "forma correta". O comum é ser usado com uma ponta para cima, pois ele representa o Espírito sobre os outros elementos, mas tanto faz. Com duas pontas para cima, ele representa a matéria sobre o espírito, o que, de certa forma, pode ser algo associado ao Satanismo (como eles mesmos gostam de usar), mas também pode representar o Deus Cornífero ou o formato do ventre da Deusa. O importante é você ter consciência do que está fazendo. Vale lembrar que os satanistas também usam uma cruz invertida, simbolizando a inversão do cristianismo, mas nem por isso a cruz deixa de ser um símbolo essencialmente cristão para ser satânico. O mesmo acontece com o pentagrama. "

Pentagrama na Mitologia

Originalmente símbolo da deusa romana Vênus foi associado a diversas divindades e cultuado por diversas culturas. O símbolo é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. Hoje em dia o termo "pagão" se tornou quase sinônimo da adoração ao demônio -um erro grosseiro.Os pagões eram literalmente pessoas do meio rural.
Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados na
magia cerimonial pois representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito, sendo considerado um talismã muito eficiente.
O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, já que é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior , e assim sucessivamente. Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número
cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino,o 3, e o feminino, o 2, simbolizando ainda, dessa forma, o andrógino.
Pentagrama na astronomia
"Baseados na antiga astronomia ptolomaica, que tentava manter a orbita dos outros planetas ao redor da Terra, astrônomos do passado especulavam órbitas excêntricas para os planetas e isso fez com que, aparentemente, a órbita de Venus desenhasse um pentagrama no espaço."
Pentagrama no Paganismo

"O pentagrama (estrela de cinco pontas, dentro de um círculo) é o símbolo da religião Wicca. Assim como a cruz é para o cristianismo e o hexagrama é para os judaísmo, o pentagrama é para os wiccanos.
Atualmente, muitos Wiccanos usam um Pentagrama no pescoço, como símbolo de orgulho da sua religião, representando a sua fé e também mostra-se útil para que os Wiccanos se reconheçam entre si. Mas deve-se deixar claro que isso não é nenhuma obrigação. Muitos praticantes da religião Wicca usam o Pentagrama também pelo fato de ele ser considerado um amuleto de proteção, além de mostrarem assim, seu respeito aos Deuses e aos Cinco Elementos.
Cinco Elementos da Natureza e o Pentagrama
Cada ponta do pentagrama representa um dos Cinco Elementos da Natureza: Ar, Fogo, Água, Terra e Akasha (espírito). Os adeptos à religião Wicca crêem que TUDO foi criado a partir dos cinco elementos. Por isso, no treinamento para o sacerdócio wiccano, o domínio dos elementos é visto como o primeiro ato para a iniciação.
Além do seu significado primordial, dos cinco elementos, o pentagrama também representa o corpo humano (os 4 membros e a cabeça); sendo assim conhecido como "estrela do microcosmo" (pequeno universo), que simboliza o(a) mago(a) dominando o espírito sobre a matéria, inteligência sobre instintos, mente sobre o corpo.
Nos rituais da religião Wicca, além de ser um dos símbolos dA_Deusa, o pentagrama às vezes é usado como símbolo da terra, outras vezes para consagrar os instrumentos ritualísticos, objetos e amuletos.
O pentagrama utilizado na religião Wicca pode ser feito de qualquer material (metal, madeira, argila, vidro, etc.) e até desenhado em pedaços de pano ou mesmo no chão. "

Pentagrama no Satanismo


"Muitas pessoas que se intitulam "satanistas" usam o Pentagrama invertido (com duas pontas para cima), afirmando significar o triunfo da Matéria sobre o Espírito, ou a vitória do Mal sobre o Bem. Teoria que cai por terra quando nos lembramos que, originalmente, o Pentagrama com duas pontas para cima já aparecia, no paganismo pré-cristão, como um dos símbolos da Grande Mãe (pela semelhança com um canal vaginal, um útero e duas trompas), além do que, os wiccanos nem mesmo acreditam na existência do mal absoluto (vendo o Satanás apenas como parte da mitologia cristã, o que não afeta os pagãos, pois possuem a sua própria mitologia).
Além disso, devemos nos lembrar que os satanistas já têm o hábito de "inverter" símbolos, para tentar inverter significados. Como sabemos que a cruz cristã "invertida" é o principal símbolo dos satanismo; símbolo o qual é carregado no pescoço por muitos satanistas.
Devemos ter em mente que apenas após o advento do Cristianismo, a igreja o associou como símbolo do Mal, numa tentativa de conversão dos pagãos ao culto cristão."

Pentagrama e os estágios humanos

Nascimento: Início de tudo.

Infância: Momento onde os indivíduos criam suas próprias bases.

Maturidade: fase da comunhão com outras pessoas.

Velhice: Fase de reflexão, momento de maior sabedoria.

Morte: Tempo do término, para um novo início.

As pontas do Pentagrama

Ponta 1 - Espírito: Representam os criadores, a Deusa e o Deus, pois eles guiam a nossa vida e nos ajudam na realização dos ritos e trabalhos mágicos. O Deus e a Deusa são detentores dos 4 elementos e estes elementos são as outras 4 pontas.

Ponta 2 - Terra: Representa as forças telúricas e os poderes dos elementos da terra, os Gnomos. É a ponta que simboliza os mistérios, o lado invisível da vida, a força da fertilização e do crescimento.

Ponta 3 - Ar: Representa as forças aéreas e os poderes dos Silfos. Corresponde à inteligência, ao poder do saber, força de comunicação e da criatividade.

Ponta 4 - Fogo: Representa a energia, a vontade e o poder das Salamandras. Corresponde às mudanças, as trasnformações. É a força da ativação e da agilidade.

Ponta 5 - Água: Representa as forças aquáticas e aos pderes das Ondinas. Está ligada à emoções, ao entardecer, ao inconsciente. Corresnpode às forças da abilidade e da Adaptabilidade.

0 comentários:

 
Conheça o ScarPotter.com!