terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Mitologia


Mitos são crenças romanceadas. Quando passamos a estudar determinadas culturas, aprendemos que cada uma delas tem a sua própria maneira de ver o mundo e de representá-lo. Cada cultura tem a sua percepção a respeito de qualquer coisa existente na Natureza.

Ler sobre mitos de determinadas culturas não é um exercício intelectual; não há uma interpretação específica. Cada um tira a sua própria interpretação de cada mito, que sempre nos ensina como aquela cultura via as situações e que lições tirava de cada uma.

Estudar mitologia é estudar a história das civilizações. Mito, religião e cotidiano caminham juntos.

Mitologia Celta

De modo geral, o termo celta aplica-se aos povos que viveram na Grã-Bretanha e na Europa Ocidental entre 500 a.e.C. e 400 d.e.C.. Eram civilizações da Idade do Ferro, habitantes sobretudo de pequenas aldeias lideradas por chefes guerreiros.
Os celtas da Europa continental não deixaram registo escrito, mas conhecemos seus deuses através dos conquistadores romanos, que estabeleceram elos entre muitas dessas divindades e seus próprios deuses. Por exemplo, o deus do trovão Taranis era o equivalente do Júpiter romano, e várias outras divindades locais eram equiparadas a Marte, Mercúrio e Apolo.
Os povos do País de Gales e da Irlanda também deixaram uma mitologia muito rica e muitas de suas lendas foram escritas durante a IdadeMédia.
A Mitologia Celta pode ser dividida em três
subgrupos principais de crenças relacionadas.
* Goidélica - irlandesa e escocesa

* Britânica Insular - galesa e da Cornualha

* Britânica Continental - Europa continental
É importante manter em mente que a cultura celta (e suas religiões) não são tão contiguas ou homogêneas quanto foram a cultura romana ou grega, por exemplo. Nossos conhecimentos atuais determinam que cada tribo ao longo da vasta área de influência céltica tinha suas próprias divindades. Dos mais de trezentos deuses celtas, poucos efetivamente eram adorados em comum.

2 comentários:

P@ty disse...

Oii
Adorei o blog
Olha, e tbm sou do Maranhão, e queria muuuuito ser um membro
Você pode me dar mais informações no meu blog?
Bjusss

Corte Suprema de Bruxos & Bruxas do MA disse...

Mandamos uma resposta nos comentários da sua última postagem. espero que satisfaça suas dúvidas.

Atenciosamente,
Corte Suprema.

LUMUS

 
Conheça o ScarPotter.com!